

TEATRO SEM PALAVRAS
essa é a premissa que dá origem as nossas pesquisas.
A necessidade de realizar trabalhos que fogem às regras representa um norte em nossas pesquisas, com o objetivo de resgatar o jogo teatral mais puro e mais simples.
Abordamos temáticas universais onde a palavra não interfere no sentido da história. A pesquisa de espetáculos sem palavras permite o entendimento do que está acontecendo pelas ações, as quais são cuidadosamente escolhidas para que sempre estejam expressando algo dentro de uma circunstância, com lógica, sensibilidade e humor, fazendo com que o significado independa da cultura ou da língua falada.
Estamos focados no desenvolvimento de projetos com originalidade, um próprio modo de expressar um teatro que respeita o pensamento sobre o trabalho do ator como elemento propulsor no processo criativo, dando importância à concepção de companhia teatral, mantendo-a como organismo vivo, onde o ritmo está traçado pelos projetos e pesquisa de cada ator, mantendo o grupo como núcleo autossuficiente.
A experiência transformou os trabalhos em uma pesquisa artística que estimula a manifestação cultural e inevitavelmente, favorece o desenvolvimento intelectual da sociedade para a racionalidade.
As ações proporcionam a compreensão particular de toda a história através da visão individual, e este é o resultado de um trabalho minucioso que procura, dentro da arte cênica, contemplar a viagem imaginária através da ação.
Por se tratar de teatro sem palavras, no qual a comunicação se dá unicamente através de ações, oferece a oportunidade de:
-
Inclusão social por meio da capacidade de envolver pessoas portadoras de necessidades especiais (surdos);
-
Promover a comunicação entre diferentes níveis sociais através de uma apresentação livre de idiomas (universal: cultural e social).
-
Valorizar a diversidade cultural evidenciando o respeito à natureza e praticando a sustentabilidade em seu mundo;
-
Incentivar o comportamento ético por meio do exercício de reflexão dos espectadores sobre a atitude das personagens nos espetáculos.
Do ponto de vista social, é um desafio que transpõe as barreiras da inclusão, levando teatro para quem quer teatro e não o tem, por dificuldade de entendimento; estamos falando de pessoas com dificuldade auditiva, pessoas com deficiências de compreensão, com limitações quaisquer forem, onde a palavra não significa nada para eles, e sim as expressões, os símbolos, o que nos qualifica, tratando-se de um teatro onde a comunicação se dá pelas ações. Vimos-nos diante de uma questão social na qual nos enquadramos por princípios ideológicos.
A CIA CÊNICA adota o princípio de igualdade cultural associado à qualidade, o que conduz ao resultado positivo de todo um processo complexo explorando a linguagem das ações.

SHAMASH
roteiro e direção
Alex Capelossa
com
Cris Zeminian, Daniela Varani, Fausto Lessa, Janaina Leite, Zé Aires, Maíra Scombatti, Marcela Matos, Marcia Vilela, Mona Munhoz, Rosangela Marangon, Tim Fernandes, Raquel Nardi, Jason.
Percurssão Rodrigo Biaggi
É um espetáculo que apresenta a cultura de forma subjetiva, os povos se afrontam, mas não pela diferença cultural, mas sim pela sobrevivência necessária.
Um povo que vive no subterrâneo encontra-se com o povo da superfície desenvolvendo toda a ação. Pensamentos, crendices e esperança se misturam em um grande ritual, na busca pela procriação que se dá com homens em meio ao conflito de culturas em ‘eras’ distantes.

SOLIDÃO a DOIS
roteiro e direção
Gerson Steves
com
Alex Capelossa e
Simone Shuba
Se passa numa pequena ilha habitada por um único homem, que vive ali cercado por seus sapatos. Seu cotidiano é metódico feito de um permanente construir e destruir. É a chegada de uma mulher que rompe a rotina sem fim à qual o homem se encontra atado; com o tempo as diferenças vão se revelando cada vez maiores e cavando verdadeiros abismos entre eles

MENINA SOLDADO
roteiro e direção
Alex Capelossa
com
Giseli Ramos e
Marcia Azevedo
Visa à conscientização e a necessidade da PAZ focando que os seres humanos têm de entender-se respeitando suas diferenças, por mais difíceis que sejam, cavando verdadeiros abismos entre elas até o momento em que a situação se inverte e.
Elas vivem a guerra e suas diferenças, mas a força das circunstâncias traz a dependência, fator humanizante responsável pela ação dramática.

CRUSOÉ
roteiro
Alex Capelossa
direção
Hedy São
com
Alex Capelossa e
Andréia Massuella
A obra abrange alguns arquétipos das relações humanas de forma simples e sensível, utilizando a arte cênica como ferramenta de expressão, reflexão e transformação, caracterizando-se como um espetáculo poético, lúdico, humorado e reflexivo, não carente de dramaturgia textual. A situação transforma a ação em uma discussão sobre a prática da sustentabilidade e a superação do homem.

HOMEM em MARTE
roteiro
Alex Capelossa
direção
Melissa Panzutti
com
Alex Capelossa e
Gustavo Canovas